quarta-feira, 16 de novembro de 2011

De Volta!

   Queridos,
Estivemos algum tempo sem postagem por problemas já resolvidos e estamos de volta pra convida-los a continuar conosco neste blog.Informamos que brevemente estaremos postando sobre a participação do grupo no Circuito Paraíso, rota do projeto Anda Brasil , desta vez no município de Jijoca de Jericoacoara.Postaremos fotos do evento também.Grande abraço a todos e fiquem de olho no blog vem ai a nova postagem...



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Reciclagem de Lixo



Caros amigos leitores, estamos com nova postagem contando nossas recentes ações.Neste mês juntamos o lixo que foi colocado no recipiente conseguido por nos e mandamos pra reciclagem.Foram recolhidos seis sacos de garrafas de plástico , algumas latas  de aluminio e algumas garrafas  vidros os quais levamos até a Pousada VILAKALANGO de onde foi encaminhado para reciclagem no municipio de Cruz.Tivemos o apoio do ICMBio de Jericoacoara no transporte deste material no trajeto de Mangue Seco á pousada VILAKALANGO em jeri.Aos passeiros que nos ajudaram fica os nossos agradecimentos.
Grande abraço e até a próxima postagem!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

De Volta

Caros leitores e seguidores do nosso blog.Estamos de volta depois de um certo tempo sem postagens e sem o resultado que prometemos na ultima postagem.Pedimos perdão pelo acontecido e queremos dizer que estamos de volta.Em breve estaremos publicando novas postagens mostrando os nossos próximos trabalhos.Esperem só pra vê...!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Grupos de Estudos Sobre Meio Ambiente

Bom dia caros leitores!
Estamos de volta em mais uma postágem.Desta vez trazemos uma novidade sobre estudo grupal.Como está próximo da Semana do Meio ambiente resolvemos montar grupos de estudo internos no nosso grupo para estudar e apresentar temas sobre Meio Ambiente.O grupo foi subdividido em três grupos, sendo que cada um ficou com um tema para estudo e apresentação posteriormente.Os temas são:Desenvolvimento Sustentável,Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação.Os grupos foram formados no ultimo dia 15 e nesse mesmo dia os temas foram entregues aos grupos.No ultimo dia 22 foi feito mais um encontro para estudo e conversação dos grupos para bolarem suas estratégias de apresentação que será no dia 28 deste mês.Prometemos trazer os resultados pra vocês na nova postagem...
      Grande abraço e até a próxima postagem....!



sexta-feira, 15 de abril de 2011

ATÉ BREVE

Aos caros amigos leitores estamos preparando uma nova postagem onde faremos um balanço dos ultimos trabalhos realizados.Prometemos publica-la em breve.



Grande abraço e até mais...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NOSSA COMUNIDADE

A comunidade de Mangue Seco é um assentamento da reforma agrária do Ceará com pouco mais de 1200 (mil e duzentos ) habitantes. Ali no pequeno povoado prevalecem a Pesca Artesanal e a Agricultura de subsistência como fonte de renda da população local, sendo que hoje já é possível perceber uma forte presença da economia advinda de atividades ligadas ao Turismo pelo fato de sua localização; nas proximidades de Jericoacoara e tendo uma grande parte de sua área incluída no Parque Nacional de Jericoacoara, o que vem a favorecer na sua preservação e visita por vários turistas no chamado turismo de um dia.

Sendo uma área propícia para a prática de ecoturismo, se destaca na comunidade como belezas naturais os Manguezais, berçário natural para diversas especies que varia de marítimas à terrestres; aves, repteis,crustáceos, peixes, moluscos, mariscos, e tantas outras as quais fazem parte da culinária do povo.

Para completar o cenário de belezas locais destacam-se ainda as Dunas Móveis, que nos propiciam uma magnifica vista para a praia e sua vegetação de entorno que se mistura com Mangues e outas que possuem árvores de grande, médio e pequeno porte, abrigo para diversas especies que vem a enriquecer nosa fauna.

Com uma fauna e flora propícia para as atividades de ecoturismo, destaca-se entre elas o Passeio Ecológico do Cavalo Marinho, que consiste na observação do Cavalo Marinho em seu habitat natural. De forma simples simples e artesanal, o visitante é conduzido em uma Canoa para as margens da Camboa* onde se encontra o animal e tantos que compõem a fauna que são observados durante o trajeto.

Destaca-se ainda a culinária local que tende a oferecer aos visitantes pratos saborosos a base de frutos do mar; peixes, mariscos e crustáceos ( destaque para o Caranguejo, ingrediente principal para a Caranguejada, prato bastante procurado pelos visitantes.)

A comunidade de Mangue Seco nada mais é do que tantas outras no entorno do Parque nacional de Jericoacoara como Guriú, Preá, Tatajuba e tantas com potencial para o turismo que ainda não veio de modo eficaz propiciando o desenvolvimento sócio-econômico.

Necessita-se cada vez mais de politicas públicas, planejamento de desenvolvimento da sociedade afim de erradicar os índices de desigualdade sócio-econômicas da sociedade em geral. A criação de oportunidades de renda tem parcela fundamental nesse aspecto.

Vamos cada vez mais valorizar a atividade turística e suas vantagens na rota econômica da sociedade.

Visite Jijoca, Jericoacoara, visite Mangue Seco!


Em Mangue Seco:



*Faço o Passeio Ecológico do Cavalo Marinho;


*Faça caminhadas na praia, nas dunas;


*Aprecie a gastronomia;


*Deixe apenas pegadas, colaboração, leve fotografias, artesanato e conhecimento.